Os benefícios das geleias de frutas - Le Cultive

Os benefícios das geleias de frutas

Aqui no blog procuramos sempre trazer alternativas de como incluir as frutas na alimentação diária, você seguindo uma dieta específica ou não. Hoje vamos falar sobre as geleias de frutas e porque consumi-las.

As geleias, além de darem um toque especial a diversos pratos, são importantes porque contém pectina, fibras solúveis responsáveis pelo aspecto gelatinoso do produto, e que têm atuação reguladora no intestino. Essas fibras presentes na geleia são importantes porque serão consumidas pelas boas bactérias que vivem no intestino grosso e, após esse processo, substâncias saudáveis, conhecidas como ácidos graxos, são produzidas pelo intestino, ajudando a eliminar as bactérias maléficas e impedindo a absorção de substâncias carcinogênicas ingeridas por meio da alimentação.

Hoje, muitos fabricantes não utilizam grande quantidade de açúcar, tornando a geléia ainda mais saudável. Nas versões diet, por exemplo, utiliza-se a sucralose, que mantém o sabor do açúcar, sem deixar resíduo amargo e artificial (como os demais adoçantes). Existem ainda outras versões, que são adoçadas com suco de fruta e menor quantidade de açúcar, sendo uma ótima opção para quem busca saúde, sem abrir mão do sabor.

As geleias de frutas têm infinitos usos na culinária. Podem ser utilizadas no preparo de pratos simples e sofisticados, receitas doces ou até salgadas, como nas carnes, por exemplo, facilitando o processo digestivo pela ação da pectina. Apesar de todos os benefícios, por ser um alimento calórico, deve ser consumido moderadamente. Para praticantes de atividade física, são excelentes, pois são fáceis do organismo assimilar e absorver, fornecendo a energia necessária. E para as crianças, repõem o alto gasto energético, além de trazer o delicioso sabor de diversas frutas.

 

Le Cultive 2016. Todos os direitos reservados.