O mito da Manga

Você já ouviu falar aquela frase “Manga com leite dá mal estar” ou “manga com leite pode matar”? Bem, se você já ouviu isso provavelmente não sabe que essa história é muito mais antiga do que a gente realmente acha que é.

Vector illustration of mango fruit

Tudo começou na região de um continente muito distante, o Sul da Ásia, no século XV. Lá, esse fruto era – e ainda é – bastante comum, há mais de 4mil anos faz parte daquela região (!). Os portugueses, grandes desbravadores da época, passavam muito pelo Sul da Ásia por causa das suas rotas comerciais e um belo dia conheceram a tal manga, rosada por fora e amarelada por dentro. Gostaram tanto que pegaram as sementes e plantaram na África e, um século depois, no Brasil.

A manga por ser uma fruta deliciosa e suculenta, muito boa para dias quentes para fazer sobremesas e bebidas refrescantes, acabou chamando a atenção dos escravos que trabalhavam nas fazendas do império luso-brasileiro. Eles gostavam de consumir ela com leite, produto raro e caro na época, exclusivo dos senhores do engenho. Então surgiu a brilhante ideia de criar um mito, quando a manga era consumida com o leite, a pessoa poderia passar mal e até morrer, e pronto, estava acabado o problema dos lusitanos.

Ao contrário do que esse mito diz, comer manga junto com leite é algo bastante saudável, curioso não? A combinação dos dois dá uma ótima fonte de vitaminas A, B,C, E e K por parnte da manga e uma ótima fonte cálcio, proteina, vitaminas A e D, fósforo e magnésio cedidos deliciosamente pelo leite. Pois é, acho que está na hora de preparar aquela vitamina de manga com leite que parece que te deu vontade agora, ou é só eu que estou com desejo?

Conheça as mangas que comercializamos clicando aqui.

Le Cultive 2016. Todos os direitos reservados.