Frutas na mitologia - Maçã de ouro - Le Cultive

Frutas na mitologia – Maçã de ouro

Dentro da mitologia grega, a maçã era fruto dos deuses e também é parte importante nas lendas de Hércules. Saiba mais no texto de hoje!

Na mitologia, a deusa Hera recebeu maçãs de ouro como presente de casamento com Zeus, da deusa Gaia. Mandou plantá-las no Jardim das Hespérides, um lugar isolado no extremo ocidente. Neste jardim, as maçãs foram guardadas por ninfas e, posteriormente, um dragão.

Conhecidas por serem frutos da sabedoria, as maçãs de ouro eram desejo de todos os homens que se reconheciam igualmente como filhos de Deus. O mais famoso a entrar em uma jornada para busca-las foi Hércules, ele iniciou uma longa jornada que foi marcada por batalhas, visões e muitas frustrações.

(Mosaico Trabalhos de Hércules respresentando seu 11º trabalho, o de pegar as maçãs. Museu Nacional de Madrid.)

Eventualmente Hércules chegou ao jardim, e aí que a historia se divide entre muitos mitógrafos. Alguns dizem que Hércules matou o dragão que guardava o local e recebeu as maças das ninfas que também guardavam o local. Outros dizem que Hércules recebeu a ajuda do titã Atlas, que colheu os frutos enquanto Hércules sustentava os céus (fardo incubido a Atlas por toda a eternidade).

Le Cultive 2016. Todos os direitos reservados.