Frutas e Legumes Inglórios

A indicação de ingerir 5 frutas e verduras por dia é reconhecida mundialmente e diversos selos defendem isso. Por outro lado, milhões de toneladas de frutas e verduras são jogadas no lixo anualmente. Com esses dados, uma rede de supermercados francesa fez uma campanha que conquistou prêmios mundiais.

Batizada de “Inglorious fruits & vegetables” (ou frutas e legumes inglórios na tradução livre) a campanha escolhia frutas e legumes que estavam fora do padrão que normalmente é utilizado nos mercados. Frutas com aparência feia mas que estavam maduras e ótimas para consumo. Os legumes seguiam o mesmo princípio. Assim, surgiram propagandas como estas:

“Uma maçã grotesca por dia também te mantém longe do médico.” e “O limão falho, dos mesmos criadores do limão.” são as chamadas das imagens acima. Comunicando com o consumidor de forma criativa.

A rede de mercado francesa comprava dos fornecedores os produtos fora de padrão que seriam descartados e vendiam no mercado 30% mais baratos, mas com a mesma qualidade de um produto dentro do padrão.

O mercado criou um setor só para as “inglórias” frutas e verduras e também criou produtos derivados como sucos e sopas, utilizando a identidade visual e as imagens de frutas e verduras feias. O fluxo no mercado aumentou em 24% e o setor “inglório” esbarrou em um problema: os produtos esgotaram!

A campanha atingiu o seu objetivo, além de contribuir com a diminuição do desperdício de alimentos, conscientizou a população sobre este problema. A campanha rendeu prêmios em Cannes.

Le Cultive 2016. Todos os direitos reservados.