Fruta ou fruto? - Le Cultive

Fruta ou fruto?

Uma dúvida que sempre surge: qual é a diferença entre fruto e fruta? Bem, nesse texto vamos procurar responder a essa pergunta! Toda fruta é fruto, mas nem todo fruto é fruta! Essa definição resume um pouco a questão. Mas calma, vamos explicar melhor!

A palavra fruta na verdade não existe no mundo da botânica, é um termo popular utilizado para chamar o fruto doce e  comestível. As principais características das frutas é que elas são saborosas e  ricas em suco, como a uva, a melancia e o melão.

Os frutos podem ser separados em duas categorias: os carnosos com estrutura suculenta e os secos com aparência ressequida. Os carnosos tem como exemplos os tomates, pimentões, pepinos e berinjelas, que normalmente são confundidos com legumes! Já a categoria com aparência ressequida são encontradas as castanhas, nozes e as amêndoas.

Para complicar ainda mais temos uma terceira categoria que são os pseudofrutos. Alimentos como o caju, morango, maça, pera, abacaxi e jaca entram nessa separação! Sim, a maça NÃO é uma fruta! São considerados pseudofrutos porque não nascem da flor, nascem do próprio fruto! Essa categoria é dividida ainda em subcategorias, a simples, o múltiplo e a infrutescência!

Agora que você já sabe a diferença e o que são furtas, frutos e pseudofrutos, pode sair exibindo todos os seus conhecimentos! Esperamos ter ajudado com a dúvida frequente! Qualquer coisa entre em contato conosco!

Le Cultive 2016. Todos os direitos reservados.