As Frutas do Carnaval

Chegou Fevereiro, e com ele uma das épocas mais comemoradas no país. Com muita festa, o Carnaval pode trazer muita alegria e diversão, no entanto, deve-se tomar muito cuidado com a saúde. No meio da folia, a nutrição e a hidratação do corpo não devem ser deixadas de lado.

Uma boa alternativa são as frutas, que além de serem nutritivas e práticas, podem exercer diversas funções no organismo e ajudar em situações pelas quais você pode passar no Carnaval. Separamos aqui as frutas certas para cada situação, para que você consiga aproveitar o feriado ao máximo.

Ressaca

Após uma festa e o consumo de bebidas alcoólicas, as frutas podem ajudar na hidratação e funcionamento do corpo. As principais frutas que ajudam nesse momento são:

Laranja e Tangerina: por serem ricas em vitamina C, auxiliam o fígado a quebrar as moléculas do álcool;

Abacate: Contém ácidos graxos que atuam na proteção da parede das artérias, que é atingida com o aumento de toxinas no sangue;

Banana: Possui elevada concentração de potássio, que é perdido com o efeito do álcool;

Manga: A manga é rica em vitaminas A, B1, B2, B5 e C. A vitamina A é antioxidante e ajuda a fortalecer o sistema imunológico; a B1 combate a falta de apetite; a B2 favorece a digestão; e a deficiência da vitamina B5 causa cansaço, irritabilidade, náuseas e dores abdominais;

Melancia: A sua composição é de 90% água, o que favorece a hidratação;

Melão: Também é composto por 90% de água, favorecendo a hidratação e atuando como antioxidante. As suas fibras auxiliam na recuperação intestinal, e os minerais, como fósforo e potássio, eliminam toxinas.

Engarrafamento

Querendo ou não, o engarrafamento faz parte do Carnaval. São horas no trânsito e muitas vezes muito tempo sem se alimentar, ou comendo lanches não saudáveis como frituras, doces etc.. As frutas podem ser boas alternativas para quem quer se alimentar de maneira saudável e prática.

Mas cuidado! Muitas frutas não resistem muito tempo sem refrigeração, então separamos para você algumas opções resistentes a calor e um bom tempo sem estar na geladeira. As mais resistentes são as bananas, pêras, maçãs e goiabas.

As Frutas desidratadas também podem ser uma alternativa saudável quando se vai ficar horas em uma viagem.

Hidratação

O Carnaval é repleto de festas, blocos de carnaval, dança, movimento, e muito calor. Com tudo isso, o corpo poderá ficar desidratado e as frutas são perfeitas para a hidratação do corpo.

Laranja, melancia, melão, abacate, acerola, abacaxi, Kiwi, mamão, morango, manga e framboesa são compostas por mais de 70% de água ajudando muito na hidratação do corpo. Além disso, essas frutas também auxiliam na pele, aumentando a proteção natural do corpo contra o sol.

Dores no corpo

Após o dia da folia é normal sentir dores musculares. Por isso, o ideal é consumir alimentos que ajudem a amenizar essas dores.

Conhecido por ser rico em antioxidantes e vitamina C, o abacaxi é ótimo para tratamento das dores nas articulações, graças a um componente chamado bromelina, permitindo que tratemos dos hematomas e inchaços, assim como também a dor articular, decorrente de um trauma físico ou cirurgia.

As uvas também reduzem as dores de artrite e o desgaste dos ossos, são ricas em potássio, em antioxidantes e vitamina B, uma fruta deliciosa, de fácil consumo e ao alcance de todos.

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